sexta-feira, 28 de junho de 2002

1. Interior/ quarto de Gregório/ manhã / luz vindo da janela

A câmera abre o quadro a partir do teto mostrando o garoto deitado de barriga pra cima na cama, de olhos fechados.
A câmera desce devagar na direção dele e centra no rosto com o plano fechado.
Ele continua com os olhos fechados

Off (voz do Gregório): Numa manhã ordinária, Gregório Samuel acordou e percebeu que seu coração havia parado de bater.

Nesse momento, Gregório abre seus olhos.
Ele se levanta e fica sentado. A câmera sai do quarto e entra no quarto da mãe, que está saindo no exato momento. Na porta do quarto de Gregório, ela fala para ele se apressar;

Lucinda: Ta na hora. Desce.

A câmera desliza paralela ao corredor até a porta do segundo quarto através da qual pode-se ver o garoto entrando no banheiro. A câmera avança em direção do banheiro e focaliza Gregório e depois o espelho. Ele se olha no espelho. O corpo de Gregório está pálido e azulado. Gregório coloca sua mão no peito procurando a pulsação. Por último, a câmera faz um close de sua mão fechando a torneira que estava pingando.

1.1 – (12ª a ser filmada) Corredor / manhã

Gregório sai do banheiro cambaleando e se direciona para o quarto a fim de trocar de roupa

2. Interior/ escada-sala-cozinha

Gregório, já vestido para ir ao colégio, desce as escadas, (a câmera vai atrás dele) passa pela sala e vai para a sala de jantar. Vê seu pai que lê jornal numa cadeira à mesa. Sua mãe circula pela sala de jantar lendo correspondências e trazendo coisas. Ele senta entre o pai, que está na cabeceira da mesa, e a irmã. A câmera faz um travelling por detrás dele, passa por trás do pai lendo o jornal e fica em frente ao Gregório focalizando os dois irmãos. Ela começa a implicar com ele. A mãe se senta em frente ao Gregório, embaixo da câmera. Ela vê a situação, ignora a situação e o apressa:

Lucinda: Gregório, anda! Olha a hora do colégio.

Ele se levanta em direção à sala e se aproxima um pouco da cadeira da irmã. Ela pega o braço e se assusta com a temperatura dele.

Ana Luisa: está frio!

Ele se desvencilha da irmã e sai em direção à sala. A câmera o acompanha sem zoom. Antes de sair da sala de jantar ele cai no chão.

3. Interior/ sala de estar

Gregório acorda com a empregada umedecendo seu rosto com uma tolha. A câmera entra em foco com o rosto da Alzira. A empregada se afasta com um sorriso maternal no rosto.

4. (11ª a ser filmada) Interior/ sala de estar

Gregório tenta se levantar, mas percebe que pode cair.
Alzira está na entrada da sala. Câmera está atrás de Alzira e pega Gregório no segundo plano. Ele fecha e abre os olhos.

Alzira: você está bem?

Gregório balança a cabeça confusamente. Depois olha para Alzira como que perguntando algo.

Alzira: Teu pai foi trabalhar, tua irmã ta no colégio e sua mãe foi para o orfanato. Hoje é o dia dela visitar as crianças. (alguns segundos de silêncio) Bem, se precisar de mim, estou na cozinha.

Alzira sai da sala. Gregório consegue se sentar com muito esforço. Depois de um tempo, ele se levanta e sobe as escadas em direção ao seu quarto.

5. (8ª a ser filmada) Interior/ quarto / tarde / sugestão: câmera em tripé ao lado da cama

Gregório entra no quarto e fecha a porta. Sente frio, muito frio. Senta na cama. Liga o rádio. Começa mudar de estação, nenhuma presta. Sente-se entediado. Desliga o rádio. Sente-se fraco. Deita na cama. Piora cada vez mais. A câmera se aproxima de Gregório. Movimenta os lábios numa tentativa de chamar alguém. Não consegue. Tenta puxar o ar, vê que não respira, arregala os olhos, desesperado. O susto inicial dá lugar ao cansaço. Sente os olhos pesados e se vira de frente para a janela. Ele fecha os olhos. Fade out.

6. (1ª a ser filmada) Seqüência - Interior / dia

Imagens retratando a casa e os relacionamentos da família; sons confusos sobrepostos. Sugestão: filmar com o diafragma com menos luz que o necessário – diafragma mais fechado que o pedido;

Idéias:

6.1 - Gregório vomita no banheiro com a família olhando da porta impassível; sugestão: câmera dentro da banheira na mão, enquadrando Gregório, depois enquadra a família na porta do banheiro;

6.2 - Gregório perambula pela casa e os familiares o observam como num túnel; sugestão: podemos utilizar o corredor do segundo andar que liga o quarto ao banheiro. A câmera poderia ficar parada no final do corredor e Gregório poderia caminha na sua direção. E a câmera poderia ser Gregório (câmera subjetiva).

6.3 - Gregório deitado na cama sendo sacudido pela mãe; Sugestão: Câmera atrás da mãe;

7. Interior / quarto / dia (repensar na possibilidade de refazermos essa cena)

Aos poucos a câmera volta a captar imagens como se fossem os olhos de Gregório se abrindo de novo em plano aberto. Sua mãe está nervosa porque ele ainda está no quarto àquele horário. Ele tenta se levantar, mas não consegue. Permanece deitado. Imóvel. Só movimenta seus olhos. Antes de fechar seus olhos novamente, escuta a voz de sua mãe.

Lucinda: Gregório, está na hora do almoço. Não vou te chamar duas vezes.

Lucinda sai do quarto. Gregório tenta se apoiar nos cotovelos, mas escorrega e cai deitado mais uma vez na cama. Fecha os olhos. Sente-se cansado. A mãe de Gregório reaparece. Fita-o por muito tempo. Dá meia volta. A porta fica entreaberta. No corredor Lucinda fala com Alzira.

Voz de D. Lucinda: Alzira, que cheiro ruim é aquele no quarto de Gregório?

8. (6ª a ser filmada) quarto / tarde / sugestão: câmera pegando Gregório de perfil na cama

Ele sente a boca seca. Os olhos sem lágrimas. O nariz ressecado. Olha para a janela e cochila mais uma vez. Alzira entra no quarto e coloca o prato de comida na mesa de cabeceira. Ao escutar o barulho do prato na mesa, Gregório abre os olhos. Ela não demora muito tempo no quarto. Vira-se, coloca a mão na frente do nariz e da boca e sai. Deixa a porta aberta. Gregório abre e fecha os olhos.

9. (9ª a ser filmada) Quarto de Gregório /tarde

Gregório é acordado com o som vindo do quarto da sua irmã.

10. (5ª a ser filmada) Quarto da irmã/tarde/câmera da escada

Ana Luisa está deitada balançando as pernas. O som incomoda Gregório. Ana Luisa sabe que ele não gosta da música e não se importa. Ela pára de balançar as pernas ao chamado de D. Lucinda

D. Lucinda: Ana Luisa, ande rápido. Você está atrasada para o balé.

Ana Luisa levanta a cabeça, entrando no quadro e responde para a mãe sem transparecer a insatisfação que sente.

Ana Luisa: Já estou descendo, mãe.

Ana Luisa levanta-se, desliga o rádio e se encaminha para a escada repetindo em voz baixa para que a mãe não escute, em tom irônico a fala da mãe enquanto sai do quarto em direção à escada. A sua voz vai diminuindo até sumir.

Ana Luisa: Ana Luisa, ande rápido, Ana Luisa, você está atrasada, Ana Luisa, você vai chegar...


11. (10ª a ser filmada) Quarto de Gregório /tarde

Gregório então se vira na direção da janela e consegue dormir de novo.

12. (7ª a ser filmada) Quarto/ tarde (4 horas) / sugestão: Câmera começa acompanhando Alzira e passa para Gregório que está deitado imóvel durante toda a cena

Alzira entra no quarto de Gregório. Ela encontra o prato de comida intacto. Sai rapidamente com a mão na boca e no nariz. Gregório dorme.

13. (2ª a ser filmada) Sala de estar/ início da noite

D. Lucinda chega em casa com aspecto de cansada. Encontra Seu Rodolfo quase imóvel em frente à televisão fumando cigarros (ou só vendo TV). Alzira aproxima-se de D.Lucinda cabisbaixa.

D. Lucinda – (voz com um tom inquisidor, meio nervoso, meio angustiado) Cadê o menino?

Alzira – (tom ainda meio maternal, meio com medo) Está lá em cima, D. Lucinda, o menino não desceu para nada hoje.

A mãe fecha o semblante e encaminha-se em direção da escada.

14. (3ª a ser filmada) Corredor/ início da noite / sugestão: Câmera estaria parada no corredor próximo ao banheiro e observaria todo a movimentação de D. Lucinda.

D. Lucinda sobe correndo as escadas e abre a porta do quarto de Gregório. A cama está desarrumada, mas sem ninguém deitado. D. Lucinda sai ainda mais nervosa do quarto dele e abre a porta do quarto da irmã e não encontra ninguém. Abre ainda a porta em frente ao banheiro e não encontra nada. Vira-se e abre a porta do banheiro vagarosamente.

15. (4ª a ser filmada) Banheiro/ início da noite / sugestão: Câmera em cima do vaso sanitário na mão;

D. Lucinda entra no banheiro e observa as roupas do Gregório jogadas no chão. Fica de costas para a banheira. Começa a falar com o garoto andando de costas na direção da banheira. A câmera acompanha o andar dela com o quadro fechado no seu rosto.

D. Lucinda: Gregório, você não pode passar o dia inteiro em casa...

A câmera passa por ela que senta na borda da banheira e procura a cabeça de Gregório que está inerte. A câmera pára no rosto de Gregório fechando nos seus olhos enquanto ela fala.

D. Lucinda: você não pode faltar os seus compromissos. Todos nós temos as nossas responsabilidades.Temos que cumprir com aquilo que esperam da gente.

OBS: Não esquecer de fazer algumas cenas dos detalhes da casa; sugestão: os lustres, enfeites, a sala vazia, a mesa da copa vazia. Fazer também algumas cenas de close do rosto com Gregório;

Nenhum comentário: