sexta-feira, 12 de julho de 2002

Story line 2002-1

Pontos-de-vista

Ricardo é convocado às pressas para substituir o professor Jorge Figueiras, renomado catedrático da escola de cinema, que sofrera um derrame e está internado na UTI.

Sobe no palanque e olha para todos os alunos. Todas as espécies e tipos de aprendizes estão representados ali embaixo. Ele se apresenta e explica o motivo da ausência do professor Jorge. Escuta-se murmúrios e reclamações. Ricardo pega a pauta e começa a fazer a chamada com intuito de conhecer cada aluno. Chama nome a nome.

Roberto Sá Freire, professor de geografia que, parece, estacionou na década de 70. Diretores preferidos: Glauber Rocha e Godard (apesar de nunca ter entendido direito). Monique Domingues, 21 anos incompletos. Usa óculos quadradinho e adora cinema iraniano. Ricardo Antunes, o Boca. Adora filmes-lixo. Seu sonho é fazer parte da Pepa Filmes. Joaquim Soares, engenheiro de som. Detesta o cinema brasileiro. Quer fazer o curso para dirigir o roteiro que ele escreveu sobre um navio transatlântico que bate num iceberg no meio do Atlântico. Mais as irmãs Lane e Lena, Cláudio Cardoso, o CDF, Leila Castro, modelo e manequim e outros.

A aula transcorre sem problemas até o primeiro desacordo aparecer. Os que gostam de cinema americano e os que não gostam. O professor tenta apartar, mas sem querer, somente alimenta mais a discussão.

Nenhum comentário: