segunda-feira, 19 de janeiro de 2004

da lista dos maiores choques culturais, vem esse:

Fomos num jogo de hockey, torcer para o Buffalo Sabres, contra o Boston Bruin. O esporte nao tem muito misterio para quem cresceu a vida inteira assistindo jogos do fluminense na tv (para falar a verdade, apenas ate 96, depois foi muito vergonhoso). Tem ate impedimento, de uma maneira muito parecida com o futebol.

o chocante, e que logo salta aos olhos, mesmo sabendo ser permitido, eh que o jogo eh extremamente violento; falta, por exemplo, quase nunca eh marcada. Apenas quando o jogador que sofre a agressao perde realmente o rumo e cai no chao ou a posse da bola por completo.

Tudo bem, ja escuto alguns dizerem, defensores de um jogo mais abertos, mais franco, eh como se respeitassem a lei da vantagem em todos os lances no nosso futebol. Mas como explicar, entao, o momento em que um sujeito do Sabres comecou a socar o rosto de um adversario e os juizes ficaram parados olhando e nao se entrometeram? Tava uma porradaria que nem de baile funk - apenas com uma ligeira diferenca nas vestimentas - e o juiz quase dizendo, "lado a lado b".

Segundo um americano que eu conversei, o juiz soh pode separar um briga dessas quando um dos dois tocarem com uma das maos no chao. antes disso, nada. Podem estar perdendo o olho, mas o juiz soh pode, no maximo, incentivar.

outro americano me contou que numa epoca tentaram abolir esse tipo de violencia, mas a procura por ingressos diminuiu vertiginosamente. Assim, liberaram novamente a porradaria "de leve".

O que, alias, pode ser comprovado pelo fato de que a briga aconteceu no terceiro e ultimo tempo do jogo, quando o mesmo jah tava para lah de morno e os espectadores ao meu lado jah conversavam sobre quem iria buscar a outra rodada de cerveja. O momento da briga foi quando todo o estadio urrou; parecido com um gol no maracana.

Esse mesmo americano disse que acredita que as porradarias sao fakes, combinadas. O que, por si soh abre uma outra vertente de pensamento. Serah que eles combinam brigas em todos os jogos (nao, a minha irma me contou que foi "couple of games" e nunca tinha visto tal coisa). Entao, de quanto em quanto tempo eles brigam? ha um calendario paralelo? e se ha, como escolhem quem vai brigar? serah o pior sujeito em quadra (campo, sei lah)? ou eh feito um sorteio? ou terao tambem outro calendario, tipo "fulano, hoje eh o seu dia de brigar; serah contra o sicrano. Eh bom que vcs jah se conhecem, podem combinar melhor os socos...".

Enfim, um dia hei de entender essa cultura aficcionada por lutas corporais e violencia fisica.

ps, o sabres perdeu por um a zero. tentei explicar que eu era um "cold foot", mas descobri que os americanos nao tem essa palavra no vocabulario.

Nenhum comentário: