quarta-feira, 28 de janeiro de 2004

Gangs of New York.

O que mais me chamava a atencao antes de comecar a assistir o "Gangs..." (por puro preconceito) era uma declaracao de um amigo meu, que afirmava ser uma das piores porcarias que ele jah tinha visto no cinema - o roteiro era muito batido, obvio de dar raiva, previsivel etc etc etc.

O que mais me chamou a atencao durante e depois de acabar de assisti-lo (ontem), foi o principal plot da trama. Venceu o Scorcese.

Rapidamente poderiamos resumir a historia numa briga entre duas grandes quadrilhas, os "Nativos" e os "Irlandeses", tambem conhecidos como "dead rabbits".

O chocante (apenas para alguns, devo suspeitar) eh que os Nativos nao tinham a pele vermelha. E falavam um ingles com sotaque ingles, sem tentar disfarcar. Lutavam contra os Irlandeses porque simplesmente eles nao eram americanos.

Claro que meu amigo estava certo com relacao a obviedade do roteiro. Filho se junta ao algoz do pai para vigar a morte deste. Se envolve com mulher que finge nao querer nada com ele e depois dah (por favor, do verbo dar) sem piedade. Tem batalha final, armas que passam de geracao em geracao... Tudo o que jah vimos. Mas, isso, realmente, importou pouquissimo para mim.

Fiquei pensando em uma teoria sem qualquer fundamentacao. Apenas pelo prazer de pensar.

Os irlandeses, acoados, tinham que se juntar para enfrentar os Nativos (sempre em maiusculas). Senao, seriam aniquilados rapidamente. Assim, formam as primeiras gangs.

Basicamente o mesmo aconteceu com a leva de Italianos que chegaram um pouco antes dos 1900. Foram, tambem, discriminados, e de origem pobre e vadia, malandros e calabreses, comecaram a se organizar e formaram a mafia, assim como a conhecemos dos melhores filmes do Coppola (e ateh do proprio Scorcese).

Agora, a bola da vez sao os Latinos. Basta ver um unico filme para entender o que acontece, o que aconteceu e o que demorarah um tempo para parar de acontecer. Aconselho - porque tambem vi aqui - "Scarface" do De Palma.

Os Nativos isolam os novos habitantes do pais por pura xenofobia e estes comecam sempre a praticar as atividades ilegais do local. Eh muita coincidencia para eu acreditar.

Incrivel, tambem, eh que geralmente os imigrantes sao excepcionalmente necessarios para essa nacao sem formato, mas preconceituosa, que sao os Estados Unidos. O norte desenvolvido soh ganhou a guerra civil porque Lincoln deu uma de malandro e disse que iria libertar os negros das fazendas do Sul. E, vemos tambem no "Gangs...", porque utilizavam mao-de-obra irlandesa recem convertida em americana.

Depois os italianos e agora os latinos foram realmente importantes para fazer os servicos menos qualificados, menos prestigiados que nenhum Nativo quer para si. Vide esse que voz fala - latino, que fala portugues e neto de italiano.

Mas a resposta latina jah eh completamente visivel. Nao ha uma unica empresa aqui que trabalhe sem um SAC em espanhol. Ha canais de tv em espanhol, e 20% da populacao (chute meu) soh fala castelhano.

Isso me lembra a cena classica do Blade Runner (Ridley Scott) onde o Harrison Ford conversa com um sujeito numa lingua mista de ingles, espanhol e mandarim. Talvez o Esperanto do futuro.

Nenhum comentário: