quinta-feira, 1 de julho de 2004

LOS SEBOZOS POSTIZOS

Não há muito que dizer além do óbvio de que a banda estava afiadíssima, com uns graves impressionantes, abusando dos ecos, navegando tranqüilamente no terreno do dub, do samba-rock jorgebenjorgense, fazendo um reggae nada simplista, mixando as próprias influências do mangue-beat, e travestindo cada música que eles interpretaram em próprias. Algo simples, como se pôde ouvir.

O ponto-fora da reta fica para o Jorge do Peixe, nos vocais. O sujeito é sensacional como letrista e líder de banda (no caso a sua Nação Zumbi). Mas parece que os cargos de vocalistas e frontman, herdados no meio da surpresa pela morte de Chico Science, ainda não se adequaram perfeitamente ao seu estilo.

(Para melhor exemplificar seu problema vocal, bastou Black Alien ser convidado e subir ao palco para escutarmos alguma voz saindo dos microfones. Há outros dois pormenores dignos de nota durante a canja do ex-Planet Hemp: ao se apresentar pela primeira vez, um doidaço com os olhos vermelhos de, digamos, muita fumaça, tentou também mandar o seu recado. Situação constrangedora. Delicadamente um dos seguranças tirou o rapaz. O outro foi ao final, um pouco antes de terminar o show, quando Black Alien assumiu uma persona ragga, que se encaixou à perfeição no som jamaicano que los Sebozos estavam levando naquele exato momento. Espetacular e raro em terras brasilis).

Outro detalhe a atentar é que quase nunca descobria a música que era executada. Os motivos são fáceis de apontar: a) terem feito covers dos primeiros discos de Jorge Ben, com músicas nem sempre extremamente conhecidas – com belíssimas e gratas exceções; b) tocarem com extrema diferenciação das originais (Umbabarauma, e aquela do “o telefone / tocou novamente...”, por exemplo, só fui identificar no meio); c) e ainda possuírem um vocalista que fica muito a dever ao resto da banda. Só quando ele cantava algo e os instrumentos estavam calmos é que podíamos escutar alguma letra.

Mais valeu ainda muito a pena assistir aos integrantes de Nação Zumbi, junto com um sujeito do mundo livre s.a. e outro fulano na parte eletrônica, sob o pseudônimo totalmente Recife de Los Sebozos Postizos, fazendo essa “noite do Ben”. Quem quer / puder conferir, aconselho.

Serviço:

Teatro Rival.
Quinta-feira, hoje.
20 horas.
Dez reais com carteirinha, vinte sem.

Nenhum comentário: