terça-feira, 24 de maio de 2005

Supermercado de corrupção

Escolha a que mais lhe apetecer. Temos escândalos para todos os gostos. Talvez por exigência da economia, agora as denúncias chegam quase personalizadas, aclimatando-se ao gosto do freguês, ou melhor, do contribuinte.

1) há o caso dos pobres deputados lá de Rondônia que tentaram, coitados, fazer o que os do restante do Brasil fazem constantemente. Queriam uma graninha para ser de situação. O absurdo, no caso, foi o governador ter gravado e mostrado as fitas. Aliás, quase que a população local não consegue assisti-las, mas isso é passado e já foi comentado pelo Marco. O que vale pensar é, onde é que esse Cassol está com a cabeça? Qual é o interesse ESCUSO que ele tem por trás disso? Ou alguém acredita que ele é bom e quer fazer o bem?

2) Mas se você acha que Rondônia fica muito longe, e nem sabia de sua existência, vamos à nossa querida Brasília. Roberto Jefferson, o homem de Petrópolis, era conhecido por dois detalhes da biografia: 1) ter sido camarada próximo de Collor de Mello e 2) ter emagrecido absurdamente depois de uma redução de estômago. Não mais. Faça um teste: pense em Correios.

3) Mas se, digamos, você acha política uma chatice, prefere viver a vida no cotidiano da sua classe média, e, para mais segurança, resolve fazer um concurso público, só tenho a lhe dizer: boa sorte.

Isso tudo, claro, sem voltar um pouquinho no tempo e lembrar do digníssimo ministro Romero Jucá.

Um do maiores problemas, nesses casos - em minha pequena e humilde opinião - é que, ao praticar um ato de corrupção, nenhum dos envolvidos - corruptores e corruptíveis - pensa que estão sendo ABSURDAMENTE vis. Não é só o ato de ROUBAR na cara-dura, o que já seria um absurdo completo, mas desviar o dinheiro que deveria ter um fim mais útil, caso fosse aplicado para o que era designado. Nenhum corrupto pensa que com a roubalheira está MATANDO bebês e velhinhos em filas imensas de hospitais sem leitos e sem medicamentos. Ou DESEDUCANDO uma nova série de crianças de rua, que caem mais facilmente nas mãos do tráfico.

Mas o que estou falando? A corrupção é algo tão INSTITUCIONALIZADA que faz parte de TODAS as esferas do dia-a-dia. Do cafezinho ao guarda pelo retorno não permitido, ao agrado para o cara da tv a cabo para manter o gato. Basta escolher a sua preferida.

Nenhum comentário: