quarta-feira, 22 de junho de 2005

Propaganda enganosa

Em listas dos melhores filmes de 2004, "Contra Todos" (dirigido por Roberto Moreira e, como anunciado para quem quiser, dos mesmos produtores de "Cidade de Deus", ou seja, a O2) aparecia sempre bem posicionado. Às vezes como único representante brasileiro. O longa foi também um dos mais premiados do ano passado. Aproveitando as férias, aluguei-o. E decepcionei-me.

Aceito a hipótese de ter supervalorizado o filme, mas é inegável como há INÚMEROS enganos no longa. Pareceu-me uma produção de publicitários, utilizando os cacoetes conhecidos (rodando em vídeo, câmera nervosa na mão etc), abusando dos lugares-comuns para retratar um ambiente estranho, atirando para todos os lados e sem atingir nenhum.

Conferi que o Roberto Moreira tem uma grande experiência acadêmica e prática e os prêmios são sempre dados por profissionais da área que entendem muito mais que eu de cinema, mas não consegui me envolver em nenhum momento com o filme. Cheguei a ficar constrangido.

O sotaque exagerado da menina (Silvia Lourenço), a cenografia clichê, as personagens neuróticas, inconstantes e volúveis, os furos no roteiro (Teodoro vai procurar a mulher, não a encontra e resolve pegar outro trabalhinho, tudo sem muita explicação), tudo isso e muito mais não me deixou enxergar as qualidades encontradas pelo júri no Festival do Rio, por exemplo.

Deve ser problema meu mesmo. A capa do DVD falava sobre um suspense no final. Até agora não o vi.

Nenhum comentário: