terça-feira, 30 de agosto de 2005

Rio 40 graus - literalmente

Um amigo meu sintetizou perfeitamente: o Rio não tem inverno. Tem verão com frentes frias esparças. Mas este agosto exagerou. Hoje "O Globo" estampou um termômetro em Copacabana marcando 45º.



Para completar, estava eu voltando da praia, aproveitando o meu único dia de folga, quando escuto estampidos. Pensei: moro aqui há anos e nunca escutei tiros. Depois descubro que, depois que a velhinha da Ladeira dos Tabajaras divulgou as imagens que ela vinha registrando há dois anos do morro, os traficantes locais se mudaram para o Dona Marta. E, pior, estão muito ciosos do relacionamento com os policiais. A "comunidade" de Botafogo, conhecida por ser razoavelmente seguro, tranqüilo, sem tiroteios (o último foi ainda na gestão do Marcinho VP, o abusado), então se viu no meio de troca de tiros e até o posto de gasolina, ali na São Clemente, do outro lado da pracinha, foi atingido.

Além disso, cinco pessoas também foram baleadas. Entre elas, a repórter da Band Rio Nadja Haddad, natural de Nova Iguaçu, uma das paixões de um grande amigo meu de lá, o Zé, quando ele tinha uns 13, 14 anos. A última informação que tive dela era que estava internada no CTI e seu estado ainda era perigoso.

Esse troço de violência está me enchendo o saco.

Nenhum comentário: