sexta-feira, 1 de junho de 2007

Lost dos Dragões

Com o último capítulo da terceira temporada, começamos a nos afogar com tantas e variadas especulações sobre "Lost". Mas, como não gosto de ler spoilers, fico órfão até fevereiro de 2008, quando se inicia a próxima season. Claro que ainda não consegui me desintoxicar de Jack, Sawyer, Kate e cia. ltda. Então, imaginei uma seguinte situação:

"Lost" é uma versão "adulta" de "Caverna dos Dragões". Se não, vejamos. O espectador do desenho animado é, praticamente, o mesmo da série de TV, apenas mais velho. "Lost" e "Caverna dos Dragões"abusam de idéias fantásticas, de mundos secretos - "Caverna dos Dragões" com mais seres irreais e "Lost" mais violência -, já foram interpretados como uma metáfora para a morte e o purgatório e, principalmente, em ambos os casos os protagonistas querem sair de onde estão e voltar para o "mundo real".

Claro que "Lost" tem mais complexidade, há mais personagens, situações mais impressionantes. Devemos levar em conta, porém, que mais de 20 anos se passaram, os roteiros precisam se adaptar às novas realidades, além de a série ser focada num público mais velho. Mas não custa nada fazer uma brincadeira de quem é quem na ilha e no mundo.

- Jack, claro, é Hank - líder nato que tem lidar com a própria insegurança.
- Sawyer seria Eric - o anti-herói clássico, que foge das regras, tenta caçoar sempre das idéias de Jack / Hank. Com o tempo, Eric ficou mais sarcástico e menos bobo.
- Kate - Sheila - arrasta uma asa para Jack/Hank. No desenho não cabia um triângulo amoroso porque, sei não...
- Hurley - Presto - o escape cômico.
- Sayid - Bobby - os bárbaros.

Dos principais de "Caverna dos Dragões" só falta o correspondente para Diana, a acrobata, que não protagonizou nenhum episódio, que eu me lembre. Porque, até para Uni, aquele unicórnio mala do desenho, existe o seu paralelo: Jonh Locke, que diz pertencer à ilha e que faz de tudo para ninguém ir embora de lá.

Será que os roteiristas de "Lost" pensaram nisso?

8 comentários:

Unknown disse...

Segundo a sua teoria, a Diana seria o Santoro :)

CNC disse...

Ou aquele professor que morreu na primeira temporada segurando uma banana de dinamite...

Unknown disse...

Ainda estou na dúvida de quem é o mestre dos magos: Locke ou o Ben. Se bem q Ben está mais para O Vingador, né?

CNC disse...

Definitivamente o Locke é a Uni. O Ben pode ser tanto o Mestre dos Magos quanto o Vingador - aliás, não tinha uma teoria de que eles eram a mesma pessoa?

Unknown disse...

Não devem ter feito essa comparação, pq o desenho fez muito mais sucesso aqui do que lá nos EUA. Então não acho que eles lembrariam do desenho para fazer esse tipo de paralelo.

Anônimo disse...

Hum... A perigosa "Fumaça" seria Tiamati?
Por putro lado, de acordo com o suposto fim de Caverna do Dragão divulgado na net, Tiamati era na verdade um anjo!

Bem... agora estou confuso *rs

Abraços,
Anderson

CNC disse...

Bruce: também acho que não devem ter feito a comparação. É mais uma piada que outra coisa.

:-)

Mr. Anderson: Creio que a versão internética de "Caverna..." era fake - pelo menos o wikipedia (linkado lá em cima) descarta essa hipótese...

Anônimo disse...

Segundo eu li, o último episódio de "Caverna do Dragão foi escrito, mas nunca produzido.

Era mais ou menos assim: a turma toda foi parar, propositalmente, em um mundo paralelo depois do descarrilamento do trenzinho no parque de diversões. A idéia do Mestre dos Magos, o autor da façanha, era levar para a terra dele as únicas pessoas que poderiam derrotar as forças do mal, que inclusive se apoderaram do seu filho, o Vingador. Então, depois de uma batalha daquelas, o mundo paralelo volta a ser lindo, o Vingador perde o corno e volta a ser humano e o portal para a Terra se abre novamente. Porém, o Mestre dos Magos diz aos novos heróis do pedaço que, se eles quiserem ficar, ainda existe muitas aventuras esperando por eles. Nisso, há um zoom out e o desenho termina por aí, completamente em aberto.

Segundo o que eu li, em um site que dizia ser o do roteirista do Caverna do Dragão, este final foi o pedido dos produtores, para que a série pudesse ser retomada se eles assim desejassem.

Onde eu li? Aqui: http://hq.cosmo.com.br/TEXTOS/mundoanimado/d0004_cavernafim.htm

Se é verdade ou não, sei lá. Mas que continua a ser irritante, assim como "Lost", isso continua.

Abs!