sábado, 16 de agosto de 2008

Centésimos

Pequim não é a primeira olimpíada do Oriente em que um americano chega tentando bater o recorde do Mark Spitz de medalhas de ouro. Em 1988, em Seul, Matt Biondi era o cara. Menos versátil que Phelps, nadava "apenas" os 50m, 100m livre e 200m livre, além dos revezamentos. E os 100m borboleta. Sua primeira prova.

Ele vinha de algumas derrotas em provas nos EUA contra um surinamês moreno chamado Anthony Nesty. Na prova, Biondi sai na frente, sem dar margem para o adversário. Mas, ao alcançar o T final da piscina, o americano ondula, estica os braços e encosta na borda, marcando 53'01. O adversário crava 53'. No T, com quase um antebraço de desvantagem - uma eternidade - ele dá uma segunda braçada curta e rápida. O sonho das sete medalhas de Biondi já tinham acabado antes mesmo de começar.

Depois, ele ainda viria perder os 200m livre para o australiano Duncan Armstrong, zebríssima para a prova. Entretanto, achava Biondi um dos melhores nadadores de todos os tempos, talvez até maior que Spitz, em considerando as diferentes épocas.

E, então, veio Pequim. E Phelps devolve a derrota por um centésimo, na mesma prova, na sua sétima medalha de ouro. E dizem que coincidência não existe...

ps. E o Cesão? Além de tudo, fica a dois centésimos do recorde mundial. Impressionante.

Nenhum comentário: