quarta-feira, 3 de março de 2010

Para não dizer que não falo de BBB

Rapidamente, só para dizer que não me importo com coisas mundanas: Dourado vai ganhar o BBB10. O problema vai ser aguentar as diversas teorias sobre por que o público o escolheu em vez de outras pessoas tão ou mais simpáticas. Por isso, já que não dá para combater a tropa do pensamento, vou juntar-me a eles, antecipando-me e já colocando agora a minha teoria.

O BBB, como qualquer narrativa, é um gênero de ficção - uma ficção possível, sem roteirista, em que o editor é o principal "personagem". Como uma ficção, se respeita, até intuitivamente, os preceitos já descritos pelos gregos mais antigos, a.k.a. pré-Socráticos. Entre eles: deve ter início-meio-fim (não necessariamente nessa ordem, como lembrou bem Godard na década de 1960) e deve ter personagens que se encaixem nos arquétipos universais e eternos.

Por isso, Dourado vai ganhar. Ele é o líder carismático desse ano. É o cara que, assim como "O príncipe", de Maquiavel, cutuca e afaga. Sabe ser cruel e simpático. Sabe bater e dar o rosto para, fingidamente, apanhar - um pouco. Além disso, ainda tem a figura do retorno do filho pródigo. O cara já passou por outro BBB. É curiosa essa construção, do homem mais experiente que voltou para vencer.

Mas, voltando, o cara não é só manipulador: é o personagem em que todas as qualidades negativas vão se transformar em positivas. Foi escroto com fulana? Ela mereceu. Traiu um pacto pré-firmado? Não teve alternativa. Fez uma opção inadequada? É assim mesmo, é do jogo. Com ele, nada vai colar. Dourado é o próximo milionário brasileiro

ps. Isso não quer dizer que eu estou torcendo por ele. Eu não torço para BBB. Isso não faz qualquer sentido para mim.
pps. Gostei muito mais do episódio que vi ontem de "House". A paciente morre. E Wilson sugere para o negão - cujo nome não sei e que era o principal responsável pela morte da mulher - para freak out. Isso sim merece uma teoria.

Nenhum comentário: