quarta-feira, 27 de abril de 2011

A necessidade do vazio

Um amigo - superfã de histórias em quadrinhos - me contou que não aceita mais indicações de experts em HQs, gente que conhece praticamente tudo o que foi lançado e que leu tudo e que sabe tudo e que gosta de tudo. Minha primeira reação foi a de perguntar: mas não seriam esses os mais indicados a aconselhar as leituras, já que eles têm um panorama geral do todo? Ele me deu uma resposta interessante que eu vou tentar reproduzir, com as minhas palavras, aqui.

Segundo ele, quando o expert conhece toda a produção lançada, tende a perder o raciocínio crítico em relação ao seu objeto de adoração. Não tem um distanciamento necessário e gosta de tudo, independente da origem, só porque o formato é igual ao anterior. Como um vício, que deve ser abastecido e não se percebe as diferenças entre cada dose. Para ele, é importante fazer escolhas, baseadas em qualquer critério, ou em nenhum critério, na razão ou no inconsciente, por algumas histórias em detrimento de outras, para que possamos, com o tempo necessário, avaliar se aquele objeto é realmente digno de um elogio ou se entra na classe do mais-um-produzido. É necessário parar o ritmo de leitura, respirar fundo, interromper o processo automático de ingestão, para que a história reverbere.

Claro que cada um tem o seu ritmo. Conheço outros dois amigos, jornalistas de profissão, amantes da música e DJs de hobby que dá dinheiro,  que sempre me abastecem de novas bandas, canções que acabaram de aparecer, ou grupos antigos, revisitados, desconhecidos, ou que eles descobriram. Não consigo acompanhar o ritmos deles, mas, semanas e até meses depois, a luz acende e eu sempre me pego me perguntando: ahn, então era isso o que eles falavam?

Também já estive no lado oposto, de quem consome determinado objeto sem qualquer fruição. Por um tempo, decidi que veria tudo do Woody Allen. Acho que, desde "Tudo o que você quis saber..." [1972] até hoje, vi todos os filmes em que ele era diretor. Depois, quando percebi que não sabia mais o que era bom ou ruim da obra dele, que via tudo por uma espécie de compulsão, pela obrigação, para cumprir um dever autoimposto, parei. Desisti de ter uma imposição do gozo.

Conhecer o próprio ritmo é um movimento que vai de encontro com as aspirações sociais, que geralmente ditam a velocidade que você tem que viver: cada vez mais rápido. Não existe, claro, regras regulatórias gerais - e se houvesse, já seria contra. Mas eu já sentia algo parecido quando frequentava as cabines de filmes, no meu curto período de pseudocrítico de cinema. Nunca me enturmei com os outros rapazes e moças. Devem ser ótimos, mas eu não conseguia acompanhar tanta erudição, tanta informação cinematográfica. Sempre perguntavam - uns aos outros - se tinham visto tal e qual filme, ou toda a filmografia de fulano, que é apadrinhado do beltrano ou que só tinha produzido uma obra-prima lá no fim do mundo. À distância, eu nunca tinha visto nada daquilo. Geralmente as opiniões eram que o filme era imperdível, ótimo, ou que era horrível, constrangedor. Que o ator estava excelente ou que ele nunca mais deveria aparecer numa tela de cinema. Que o diretor era um gênio. Que a fotografia era linda. E eu, que até hoje não sei avaliar bem um ator, querendo saber mais sobre o filme, ou tentando descobrir um comentário que fosse mais... amplo. Nunca ouvi.

Nenhum comentário: