segunda-feira, 22 de abril de 2013

Música do momento n.20: "O mestre-sala dos mares"



Eu não reparo em letras, tenho esse defeito. Mas nunca deixei de perceber o seguinte verso: "Glória a todas as lutas inglórias" dessa música do João Bosco e do Aldir Blanc, que ficou imortalizada pela voz da Elis Regina [aliás, reparem que, nesta versão, na primeira vez que ela pronuncia, ela canta "grória"].

A música, fui perceber muitos anos depois, é sobre o "almirante negro" João Cândido, um dos marinheiros que comandou a Revolta da Chibata no início do século passado [Dá para saber mais sobre ele aqui, aqui e aqui]. Mas esse verso vai além.

Me lembra o Brasil, como uma metáfora da vida. Como raramente valorizamos as lutas que realmente mereciam ser valorizadas. Como na história do Brasil, pouco sabemos das nossas revoltas populares, e acreditamos que somos um povo pacífico e passivo. Como achamos que a história é feita pelos relatos dos vencedores, mais fortes, poderosos. Ou ainda, no âmbito pessoal, que temos medo de arriscar, de fazer algo que não obviamente vai dar certo. Ao verso cabe muitas interpretações.

Nenhum comentário: