segunda-feira, 8 de julho de 2013

Conclusão: deus é necessário, mas um deus novo



É preciso de um deus para nos salvar, como afirmou Heidegger na famosa entrevista, para Der Spiegel porque o mundo sem deus – e tudo o que ele representa – não dão conta do Ser. Deus, nesse caso, é a representação gráfica e icônica da ideia da parte sinuosa do pensamento, que não pode ser apreendido, descrito ou reproduzido. O ser humano seria fundado não apenas dessa parte sinuosa, mas do conjunto do pensamento, e, como já explicado, ainda teria um lado, claramente, reto.

Com a ausência de um dos lados, ou seja, com a ausência de deus, nós acabaríamos transformando o ser humano em um objeto de si mesmo. Ele só existe desde que produza algo para esse conjunto da sociedade. Caso aja contrário a esse fluxo, a sociedade irá retirar os parâmetros, a segurança que lhe fornecia.

O homem deve se comportar apenas como uma peça numa engrenagem cujo maquinista é novamente um Deus, mas do antigo modo, que escravizava e exige uma obediência, que afoga a vontade e destrói a potência dos homens. O Deus antigo é o castrador da vida.

Esse processo, como visto, não aconteceu repentinamente, mas foi se agravando com o passar dos tempos e culminou na virada do século XIX para o XX, sendo o último século o grande apogeu desse caminho, provavelmente.

O novo deus, ou o deus em um novo formato, é libertador: ele é exatamente o combustível para a potência que capacita a vontade dos homens. É ele que apresenta os objetivos, que mostra quais são as possibilidades para onde o homem pode caminhar e, a partir de então, tendo essa informação, o homem poderá decidir, após passar essa informação pelo processo do pensamento, se toma esse caminho ou não. O novo deus é a faísca, que nos levanta, que nos tira do declínio, que nos dá a razão de ser.

O novo deus é único para cada homem, mas não necessariamente individual. Em uma sociedade que se diz plural, é ele também que pode dar parâmetros para organizar a cacofonia de vozes das diferentes vontades de cada homem. É como um maestro que vai saber equalizá-las para que todas sejam escutadas conforme suas necessidades, sem que uma vontade afogue as outras, ou não afogue sem que as vontades sejam ouvidas. Não é um deus limitador, mas um deus que mostra que a potência não pode simplesmente fazer qualquer coisa sempre e toda hora. É o deus que vai mostrar esse limite. Não, e de maneira alguma, designar este limite.

E, em especial, o novo deus não é impositivo. Como já dito, ele nasce dentro da vontade de potência. Cada indivíduo é o responsável pelo seu próprio deus e poderá moldá-lo, descartá-lo, adaptá-lo, respeitando principalmente a potência [novamente no sentido de possibilidade] da sua vontade. Portanto, o novo deus é um deus interno, um deus que não repete dogmas ou slogans. Um deus, sobretudo, que vive numa relação de alimentação cíclica, ou dupla e mútua vigilância, com a vontade de potência. Ao mesmo tempo que, ou exatamente porque, nasce a partir, ou dentro, da vontade de potência, será ele, esse novo deus, que vai saber os limites desse poder. Porque a vontade é infinita, mas o poder, não.

Nenhum comentário: