terça-feira, 29 de julho de 2008

Renascido

Misture Arcade Fire com Sufjan Stevens e acrescente um pouco de post-rock, da vertente Sigur Rós ou Explosion in the Sky. Sirva pela manhã. Os sete garotos que formaram o Anathallo (diz o Wikipedia que vem do grego "renascer", numa tradução livre da tradução) em Mt. Pleasant, Michigan (por acaso a terra de mr. Stevens), mereceram a minha atenção imediata quando os escutei pela primeira vez. Algo raro hoje em dia.

Conseguem fazer um som peso-pluma, que tende a crescer, sempre com uma melodia lindíssima. Usam de vocais trabalhados, instrumentos inusitados e, diz a lenda, ao vivo, são impressionantes.



O septeto tem três discos lançados, e alguns outros EPs. Toda a minha empolgação é só por causa do último, "Floating World", que usa histórias da mitologia japonesa como matéria-prima para as letras. Assim como Stevens usava as histórias dos estados de Michigan e de Illinois, em dois de seus trabalhos mais aclamados.

Mas não pense, apesar da similaridades e da utilização de instrumentos variados, que eles tocam rock progressivo. Claro que se pode comparar, assim como se compara Mogway ou mesmo Radiohead. Mas, hoje em dia, em tempos que o rock acabou faz 15 anos e tudo o que aparece parece chupado de algo com três acordes e nenhum neurônio ou vontade verdadeira, uma música um pouquinho mais trabalhada, sem perder o punch para isso, e ainda utilizando a formação de uma banda de rock é um alento.

Nenhum comentário: