segunda-feira, 26 de janeiro de 2004

Games:

Desde que aqui cheguei, uma coisa me surpreendeu um pouco: a industria de games. Nas Tvs encontra-se mais propagandas que de cds e de filmes, com detalhes cada vez mais realistas; nos shoppings, as lojas especializadas sao enormes, muito maiores que qualquer outra ligada diretamente `a entretenimento; e, por ultimo, mas nem um pouco menos assustador, a faculdade de Toronto - 40 minutos daqui - oferece curso de design de games.

Como se fosse um curso de arquitetura, ou de engenharia, eles oferecem uma Faculdade para ensinar o sujeito a criar games...

Entao recebo, from Brasil, um artigo do Hermano Vianna (antigamente tambem conhecido como o irmao do Herbert) sobre a popularizacao do game nos EUA.

Ele diz - para inicio de susto - que os games faturaram mais que o cinema em 2003. Soh para lembrar: a industria cinematografica era o terceiro maior filao na decada de 80.

Diz que todas as outras formas de entretenimento, menos interativas, serao consideradas, por muitos obsoletas e chatas.

o Batata, um amigo meu, fez um paralelo interessantissimo. Quem o conhece sabe que ele detesta teatro e tem fascinacao por filmes, por aquele ser parado, com soh um plano de visao, e num ritmo do inicio ao fim. Ele defende que as pessoas preferirao (e jah preferem) o game porque podem simplesmente parar no meio e continuar depois; ou mudar o angulo de visao; ou cambiar o protagonista; enfim, pode interagir com o que acontece na tela. Nao apenas eh um espectador, onde a unica funcao eh se deslumbrar com o que acontece ali na frente, mas participar do deslumbre.

outro amigo meu, Edu, um pouco mais cetico (apenas nesse assuto, deixemos bastante claro), diz que essa teoria de interatividade eh das mais obvias, que basta um pouco de senso pratico para deduzi-la. (Parenteses para dizer que ele teve aula com um tal de Francisco Sa que disse o semestre passado inteiro a mesma coisa).

Enfim 2. Quem quiser o artigo, tah ai
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1801200404.htm
precisa de usuario e senha (porque eh da folha, abestado). Se nao conseguirem, me mandem um email que a gente dah um jeito...

para terminar uma frase roubada do artigo: "Tudo que eles [os adultos] t?m para oferecer s?o sistemas educacionais tediosos ou ultrapassados, estruturas pol?ticas que n?o mais funcionam e formas exauridas de uma "cultura" murcha, sacrossanta e onerosamente subsidiada" - John Katz

Nenhum comentário: