terça-feira, 23 de outubro de 2012

Impressionistas: A festa em Paris

O auge da pujança econômica e consequentemente [ousado eu?] artística da França é retratada na mostra "Impressionismo: Paris e a Modernidade – Obras-Primas do Museu d’Orsay" na área "Paris é uma festa". Não é o maior espaço - este, provavelmente, dedicado aos retratos, - mas o momento em que Paris começa a se firmar como o lugar onde as celebrações acontecem. Onde há cabarés, teatros, bares, cafés, bailes, sua noite.

Degas e suas bailarinas estão representados, numa peça que não faz jus à produção do artista. Na coleção, dois quadros se destacam, na minha humilíssima opinião. A primeira é "Cena de festa no Moulin Rouge", do italiano Giovanni Boldini [o único, que eu tenha reparado, não-francês da mostra].


Baldini traz o seu olho para o centro do quadro e o leva para trás, numa abertura quase triangular da imagem. No primeiro plano, vemos a cortesã, querendo um chamego com o moço que toma a sua bebidinha. Ela está muito bem vestida, com um bracelete que chega a enlouquecer as mulheres. No lado direito de quem olha, há um sujeito cortado, como se não tivesse chegado a tempo de sair na imagem. Logo atrás do casal do primeiro plano, outra moçoila se oferece a um digníssimo senhor de cartola. Ao lado esquerdo, a imagem vai se confundindo com a fumaça, sumindo aos poucos. No todo, o tom vermelho, carregado, que lembra que estamos no mais famoso cabaré de Paris.


Em "A garçonete com cervejas", do Manet, podemos ver como eram essas moças que trabalhavam enquanto a grande maioria estava se divertindo. Ela não tem o rosto tão bonito, é mais cheinho, dá para ver uma dobrinha no queixo. A pele é escura, mostrando que não é da classe dominante. O cabelo desgrenhado, de quem está correndo para carregar mais um pedido. Na orelha, um brinco, de quem não se esqueceu da vaidade, mesmo com todos os problemas. Na mão esquerda, duas ou mais canecas de cerveja, como faria uma típica garçonete da Oktoberfest. À sua frente, um homem fuma um cachimbo, a fumaça sobe vagarosa. Um sujeito de cartola, uma mulher com um cabelo armado, alguém no palco. Ninguém repara nela, além do pintor. E ela devolve o olhar, calmo, tranquilo, curiosa por saber que alguém está reparando nela.

[Continua aqui.]

Nenhum comentário: